Como vocês estão Princesas? Espero que estejam todas bem, e claro aproveitando as férias para buscar a face do Senhor rs... Vamos lá
Vocês já ouviram falar de "jugo desigual", caso sim, provavelmente vocês também já ouviram a tal frase "não se prendam a um jugo desigual!". Muitas das vezes questionamos (Por que não?), e somos respondidas com "Porque não pode" ou "Porque a Bíblia diz que não pode"... Isso é quase um "Porque sim e pronto" kk.
O Senhor não é um carrasco que põe varias regras na nossa frente sem nenhuma explicação, na qual, devemos cumprir sem questionar.
Todas as coisas que Ele nos diz, são para o nosso bem, e a partir do momento que estudamos a Bíblia e nos aproximamos de Deus, Ele nos da entendimento sobre tudo o que esta ali.
É importante compreendermos que tudo o que esta escrito na Bíblia, todos os mandamentos e conselhos, é para o nosso bem, afim de que não quebremos a cara. A pessoa que não compreende isso jamais irá aceitar o que ela nos diz, que é totalmente ao contrário daquilo que o mundo prega. (Ou até mesmo a nossa vontade)
Mas afinal, o que é JUGO DESIGUAL?
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? - 2 Coríntios 6:14
Se você pesquisar na internet o que é JUGO, você verá que é uma canga que une dois animais para puxarem um arado ou uma carroça com força dos dois, guiados pelo dono.
(Essa imagem ao lado da uma ideia)
Jugo Igual
A Bíblia nos da um exemplo de jugo desigual.
"Com um boi e um jumento juntamente não lavrarás" - Deuteronômio 22:10
Quando lemos o contexto deste versículo, vemos que ele se refere a animais, não a pessoas, porém podemos usar ele para entender o que 2 Coríntios 6:14 quer nos dizer com jugo desigual.
Por que a Bíblia nos diz que não podemos usar um jumento e um boi para juntos lavrarem a terra? O jumento é menor, mais leve e mais rápido; o boi e maior, mais pesado e mais lento. Se os dois estiverem presos ao mesmo junto, não iria dar certo, pois um iria atrapalhar o outro.
Quando a Bíblia nos diz para não nos prendermos a um jugo desigual, quer dizer que uma pessoa que serve a Cristo não deve unir-se com alguém que não serve, porque assim como para lavrar a terra um jumento e um boi junto não da certo, também não dará muito certo alguém que serve a Cristo e alguém que não serve juntos. Concorda comigo que os caminhos são contrários?!
[Mas antes que você fique com raiva, vou explicar melhor para você entender... E calma, não estou chamando ninguém de jumento ou boi.]
Dizer o motivo dele ser errado está intimamente unido ao propósito do relacionamento. Você sabe qual é o verdadeiro propósito do namoro?
“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” -1 Cor 10:31
O namoro não é só beijo, ou namorar para tirar carência. Isso é errado! O foco do namoro é que os dois juntos se aproximem mais do Senhor. O foco do namoro deve ser DEUS. Tudo é para a Glória de Deus.
Mas como vocês vão glorificar o Senhor, e o seu namoro não anda com o Senhor? Complicado! Lembra de 2 Co 6:14 "que comunhão tem a luz com as trevas?"
"Vós sois luz do mundo" - Mateus 5:14
Nós que servimos a Deus somos luz, de acordo com Jesus, quem não serve a Deus não pode ser luz também. Se aqueles que não servem a Deus não são luz, o que eles são? Coelhinhos cor de rosa? Claro que não! Só existe uma opção: contrário de luz é escuridão, por mais que doa dizer isso, é a verdade.
Eu sei que é difícil imaginar aquele cara legal que se importa com você, como alguém que vá te causar algum mal. Aliás, eu acredito que dificilmente um não cristão namora com uma pessoa cristã para fazer mal a ela, mas porque verdadeiramente está interessado. Tenho amigos "não crentes" que são exemplos de pessoas melhores do que muitos que se dizem cristãos por aí.
Normal apaixonar-se por um não crente, afinal, passamos a maior parte do nosso dia com pessoas não cristãs e nos apegamos a elas. Dificilmente acho que alguma garota não passou por isso.
Por mais bonzinho que o rapaz seja, enquanto ele não se converter ao caminho da Verdade, ele não será aquele que te levará para mais perto de Deus. Isso porque a bondade dele está relacionada apenas a ações, muito bonitas e de valor (que deve sim ser reconhecido e admirado!), mas que não são frutos de um relacionamento com Deus.
Por melhor que ele seja e por mais que ele supra suas necessidades emocionais, ele jamais poderá suprir o mais importante: o espiritual.
Quando vocês se casarem e você quiser tirar o dízimo do salário dos dois para dar na igreja, talvez ele não vá ser tão compreensivo. Quantos seus filhos olharem o pai e se recusarem ir à igreja por exemplo do pai, você acha que seu marido não cristão vai ficar do seu lado? Será que quando você quiser ler a Bíblia, orar, ele não vai se incomodar e exigir a atenção para ele? E entre tantos exemplos, acima de tudo, quando os problemas surgirem (e os problemas sempre surgem, sendo um casal cristão ou não), não é a Deus a quem ele vai recorrer.
Sabemos que o homem é cabeça da casa e a mulher é coluna que o sustenta. Você vai deixar ser a sua cabeça alguém que não conhece e não vive a Palavra de Deus? Isso é muito sério!
Para um jugo funcionar, ambos os animais devem caminhar na mesma direção. Como você espera estar "sob o jugo" com alguém que está indo em direção oposta a sua?
Porventura andarão os dois juntos, se não estiverem de acordo? - Amós 3:3
Não há como duas pessoas andarem juntas se não forem para o mesmo lugar. Se objetivo final da caminhada delas for diferente, em algum momento elas terão que se separar para chegar no final, a não ser que alguma das pessoas mude de caminho. Porém dificilmente é o não cristão que se converte, mas é o crente que se desvia.
"Ah, mas comigo isso não vai acontecer, eu amo a Cristo". Se você ama Cristo tanto assim, seu pensamento deveria ser cumprir aquilo que a Bíblia aconselha e não buscar desculpas para fazer a sua vontade.
"Ah, mas eu vou trazê-lo para a igreja" ou "Deus vai me usar para convertê-lo". Mas você estará convertendo-o para Jesus ou para você? Se você realmente acha que esse relacionamento é aprovado por Deus, pode ter certeza que ele se converterá ANTES de vocês namorarem. Não caia na velha mentira de que ele facilmente irá se converter depois que começarem a namorar. De nada vai adiantar ele vir na igreja por você e não ter o coração verdadeiramente convertido. Dá na mesma. Lembre-se que um relacionamento com Deus é mais do que ir na igreja.
Conheço uma pessoa que conheceu outra pessoa não crente e hoje estão namorando e vão se casar! Para a honra e glória de Deus!
Mas antes a pessoa cristã teve paciência, orou a Deus, viu se essa era a vontade dele e determinou com Deus que se a outra não se convertesse, não haveria nada entre os dois. E Deus a honrou, ele aceitou Jesus, depois se batizou, começaram a namorar e felizes para sempre!
"Ah, mas eu não vou deixar ele me tirar da presença de Deus". Lembre-se do versículo: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). Quando passamos a conviver com alguém, somos influenciadas por ela de alguma forma, inconscientemente.
"Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unira a sua mulher, e serão os dois numa só carne" Efésios 5:31
Uma só carne. Se marido e mulher são uma só carne, eles serão como uma única pessoa, fazendo as mesmas ações e andando na mesma direção. Como você será uma só carne com alguém que não possui o mesmo objetivo que você?
"Ah, mas eu conheço fulano que deu certo" ou "Meus pais são não um crente e outro não crente e deram certo". Só Deus conhece o coração de cada pessoa para dizer o que deu ou não certo. Não podemos procurar exemplos em outras pessoas, e fazê-las de muletas para nossas desculpas e para fazer a nossa vontade. Mesmo que essas pessoas sejam seus pais.
Mas não pensem que isso se aplica apenas a pessoas de fora da igreja. Muitas vezes o jugo desigual pode estar lá dentro mesmo! Por isso devemos escolher muito bem a pessoa com a qual nos relacionamos... Não é porque vai na igreja que está tudo bem, porque não está.
Se você anda enamorada com alguém não cristão ou não convertido verdadeiramente, ore a Deus e peça a orientação dele. Não se deixe levar por sentimentos precipitados.
Lembre-se por qual motivo você está nesse mundo e não deixe que ninguém lhe desvie desse caminho.