Ouvir música secular pode?

Oi Princesas, como você está? 

Ultimamente tenho recebido muitas perguntas nas redes sociais sobre "ouvir música do mundo pode?", ou "é pecado ouvir música do mundo?", e hoje quero esclarecer muitas dessas dúvidas!





A pergunta de se um Cristão deve ou não escutar música secular é uma que muitas pessoas fazem. Há vários músicos seculares que são imensamente talentosos. Música secular pode ser bastante divertida. Há muitas músicas seculares que têm melodias atrativas, conselhos bons e mensagens positivas. Ao determinar se um Cristão deve ou não escutar música secular, há três fatores que devemos considerar: (1) o propósito da música, (2) o estilo de música e (3) o contéudo da letra.

1- O propósito da música. É música apenas para louvor, ou será que Deus criou a música para relaxar e entreter? O músico mais famoso da Bíblia, o Rei Davi, tinha como propósito principal usar a música para adorar a Deus, vemos isso nos Salmos 4:1; 6:1; 54:1; 55:1; 61:1; 67:1; 76:1. No entanto, quando o Rei Saul estava sendo tormentado por espíritos perversos, ele chamava Davi para tocar a harpa para acalmá-lo (1 Samuel 16:14-23). Os israelitas também usaram instrumentos musicais para advertir contra o perigo (Neemias 4:20) e para surpreender os inimigos (Juízes 7:16-22). No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo instrui os Cristãos a encorajarem uns aos outros com música: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:19). Então, enquanto o propósito principal da música aparenta ser louvor, a Bíblia com certeza dá espaço para usá-la com outros propósitos.

2- O estilo de música. Triste dizer que o estilo de música é um assunto que causa divisões entre os Cristãos. Há cristãos que inflexivelmente exigem que instrumentos musicais não sejam usados. Há outros Cristãos que só querem saber de cantar os hinos da antiguidade. Há Cristãos que querem música mais agitada e contemporária. Há Cristãos que afirmam que conseguem adorar a Deus mais em um ambiente parecido com um concerto de rock. Ao invés de reconhecer suas preferências como sendo pessoais e distinções culturais, alguns Cristãos declaram que seu estilo de música é o único “bíblico”, afirmando com isso que todos os outros estilos não agradam a Deus e são satânicos.

A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer estilo de música. A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer tipo de instrumento. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos musicais de corda e de sopro. Apesar da Bíblia não mencionar o tambor especificamente, ela menciona outros instrumentos de percussão (Salmo 68:25; Esdras 3:10). Quase todas as formas de música moderna são variações e /ou combinações dos mesmos tipos de instrumentos musicais, tocados em velocidades diferentes ou com ênfase elevada. Não há nenhuma base bíblica para declarar um estilo particular de música como sendo um estilo que desagrada a Deus ou que seja fora da vontade de Deus.

3- O conteúdo da letra. Já que nem o propósito ou estilo de música é o que determina se um Cristão deve ou não escutar música secular, o conteúdo da letra deve ser levado em consideração. Mesmo que não falando especificamente de música, Filipenses 4:8 é um excelente guia quanto ao que devemos procurar na letra das músicas que escutamos: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Se essas são as coisas que devem ocupar nossa mente, então com certeza essas devem ser as coisas que devemos convidar às nossas mentes através de música e de sua letra. Pode a letra de uma música completamente secular ser verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor? Se a resposta é sim, então não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.


Ao mesmo tempo, é bem claro que muito da música secular de hoje não segue o padrão de Filipenses 4:8. Música secular geralmente promove imoralidade, violência; enquanto ao mesmo tempo menospreza pureza e integridade. Se uma música promove tudo aquilo a que Deus se opõe, um Cristão deve evitar escutar esse tipo de música. No entanto, há muitas músicas seculares que não mencionam Deus, mas ainda promovem bons valores, tais como: honestidade, pureza e integridade. Se uma canção de amor promove a santidade do casamento e/ pureza de amor verdadeiro – mas não menciona a Deus ou a Bíblia – então não tem problema em escutar a tal canção.

Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento. Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo". Essas passagens deixam bem claro a que tipo de música não devemos escutar.

É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus. Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Não há nada de errado com qualquer estilo de música. É a letra que determina se uma canção é aceitável ou não. No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a considerar a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado.


Aqui vai uma listas de músicos que eu gosto muito e indico: 

Ana Paula Valadão - André Valadão - Bruna Karla - Livres Para Adorar - Thalles Roberto - David Quilan - Fernandinho - Aline Barros - Daniel Souza - Nívea Soares - Nani Azevedo - Paulo César Baruk - Hillsong (Para quem curte músicas estrangeiras) 

E tem muuuuuuuuuitos mais! 

Beijos Princesa, fique com Deus! 





O que nos afasta de Deus?

Oi Princesa, como você esta? 
Que saudades do Papo de Princesa, passei mais de um mês sem postar nada no blog, mas estou de volta. 



O distanciamento entre nós e Deus foi algo que tem chamado muito a minha atenção, já comentei sobre isso no blog, quero reforçar. Leia até o fim, o Senhor quer falar com você.

"O que nos afasta de Deus?"


  AFASTA/AFASTAR

Quantas vezes essas palavras esteve presente na sua vida? 
Ao longo da vida nos afastamos de várias pessoas, pessoas que muitas vezes gostamos de ter por perto, e não sabemos ao certo o motivo que nos leva a isso. Muitas vezes é a correria da vida, outras vezes são pequenas coisinhas que por não serem tratadas se tornam grandes e nos afastam de quem amamos, mas o fato é que lá na frente quando pensamos, vemos que acabamos ficando distantes de pessoas que nós amamos, e perdemos com isso. O fato é todos nós já nós afastamos de alguém.

E com Deus não é diferentes, muitas pessoas querem estar próximo de Deus, querem ter cada vez mais intimidade com o Senhor, ter a relação de BFF (Best Friend Forever/Melhor Amigo Para Sempre), mas o que acaba realmente acontecendo é um distanciamento entre nós e Deus. 
E o que nos afasta de Deus? O que te afasta de Deus? 

" Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Isaias 59:1-2

▪️ Nossa desobediência pode nos afastar de Deus.
Isaías 59 diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus. Pecado nada mais é do que desobediência ao que Deus nos diz. A nossa desobediência a Deus nos separa Dele. 
Eu tive uma experiência nada agradável sobre a desobediência. Eu estava um pouco rebelde com Deus, e detalhe, sem motivo algum. Estava querendo fazer uma mecha rosa pink na nuca, mas o Espírito Santo me falava "Não faz" mas mesmo assim fui fazer, a cabeleireira passou o pó descolorante e o Espírito Santo ficava me falando "NÃO FAZ, NAO FAZ, NÃO FAZ", ela passou a tinta pink no meu cabelo, quem disse que ficou rosa? Ficou branco, aí eu teimei e disse passa de novo, aí o Espírito Santo me disse "não faça", mas eu fiz e ficou rosa. Depois disso eu perdi o contato com Deus, minhas orações eram vazias e acabou acontecendo coisas ruins na minha vida pois o lugar que era de Deus eu dei para o inimigo, além de desobedecer eu dei brecha para o inimigo. Tudo isso era na semana do Encontro com Deus, e lá Deus me disse tantas coisas sobre a minha desobediência. Amadas, desobedecer a Deus é horrível eu me senti muito mal, e aprendi o seguinte: Quer estar próximo a Deus? O obedeça sempre. 
▪️ Os desejos da nossa carne podem nos afastar de Deus.
Gênesis 4:7 diz que o nosso desejo é contra nós, mas a nós cabe dominá-lo. O nosso desejo é que nos leva a desobedecer a Deus, nos leva a pecar. Você já deve ter ficado com vontade de beijar algum menino, e quando beijou se sentiu mal depois? Quando desobedecemos e pecamos isso nos deixa mal.
O pecado é uma barreira que existe para nos afastar de Deus: 
DEUS |||||||||||| seu pecado |||||||||||||| VOCÊ 
Precisamos dizer não a carne, dizer não ao pecado precisamos dominá-lo para obedecer a Deus. Quer estar próximo a Deus? Domine seus impulsos e seus desejos.
▪️A nossa insegurança e o nosso medo podem nos afastar de Deus.
Em vários textos bíblicos vemos que as pessoas desobedeceram a Deus porque tiveram medo, o texto mais conhecido é quando Saul desobedece a Deus por temer o povo (I Samuel 15:24), mas os temores são muitos. Ficamos com medo de não conseguir o que precisamos se obedecermos e ajeitamos as coisas, cumprimos a ordem parcialmente; e isso, além de nos afastar de Deus, nos leva a perder a bênção. Quer estar próximo a Deus? Vença seu medo e insegurança e obedeça.

Você está afastado de Deus? Por algum desses motivos ou outros, você está longe do Pai? Quer estar próximo a Deus? Então supere seu medo, suas inseguranças, domine os desejos da sua carne e obedeça para que os seus pecados não o separem de Deus. Quer isso? Quer que Deus o ajude a isso? 
Converse com Deus neste momento, fala para Ele o que tem afastado você da presença dEle, diga para Ele que você quer ter intimidade com Ele. Fala com Deus, Ele te escuta. 

Texto: Mandy


Beijos Princesa, fica com Deus!
(Entre em contato com a Mandy no facebook: AMANDA DE JESUS)


Leia Também...