Mas se Deus é tão bom quanto dizem, por que acontecem coisas ruins no mundo?

Olá meninas, Paz do Senhor! Como estão? Antes de começar o post gostaria de convida-las ao 1º Culto Papo de Princesa que será dia 28 de Junho ás 14:00. Local: Av. Brasil nº 15 - Barueri/ SP (Próximo ao Parque municipal) 

Este post vai ser um pouquinho longo, mas leiam até o fim para vocês compreenderem e serem abençoadas.


Eu, como muitas pessoas já fiz este questionamento "Se Deus é tão bom, por que acontece coisas ruins no mundo", grande parte das pessoas pensam assim. Nesses dias uma das minhas discípulas me perguntou isso... Se você já pensou isso não pense que pensar assim é pecado.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
(Romanos 12:1)


Quando usamos apenas nosso coração qualquer outra emoção pode nos desviar dos caminhos de Deus, por isso nossa mente deve estar focada e convicta daquilo que crê. É bom ter dúvidas e é bom questionar pois são esses questionamentos que quando respondidos fazem nossa fé se tornar mais forte. Esse é um dos que tanto causam dúvidas e que muitas pessoas que não creem em Deus colocam em evidência com a intenção de questionar a bondade dEle.

Um dos capítulos da Bíblia que a meu ver evidencia bastante a bondade de Deus é Salmos 136. O primeiro versículo é o seguinte:

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
(Salmos 136:1)

Durante todos os versículos desse salmo, repete-se a frase "porque a sua benignidade dura para sempre". Deus é bom e essa sua bondade nunca muda. Então por que ele deixa todas essas coisas acontecerem? Por que ele simplesmente não faz com que tudo acabe de uma vez? Ele não é bom? Ele não ama os homens que criou?

Para responder essas perguntas devemos olhar esses acontecimentos dentro de um contexto maior.

Deus nos deu o livre arbítrio, certo? O direito de escolhermos aquilo que quisermos fazer. Ao dar essa liberdade Deus não pode interferir em nossas escolhas. Ele pode dizer qual é o melhor caminho, o que gostaria que fizéssemos e por aí vai, mas JAMAIS pode nos obrigar a fazer o que Ele quer. Essa é uma escolha pessoal de cada um. Porém para cada escolha há uma consequência, seja ela boa ou ruim. Deus simplesmente nos avisa através da Bíblia: "Filho, se você fizer isso, tal coisa vai acontecer"; ao escolhermos não ouvir o que Deus diz sofremos a consequência do nosso pecado.

 Foi assim no princípio dos tempos. Deus disse o seguinte ao homem:


Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
(Gênesis 2:17)

Deus foi mal por colocar a árvore do Bem e do Mal no Jardim do Éden? Não. Se a árvore não existisse não haveria como ele nos dar a opção de escolha, Ele estaria nos obrigando a fazer os seus desejos. Ao colocar a árvore ali, Deus nos deu a opção de obedecê-lo  ou não. Porém a desobediência nos traria uma consequência: a morte. Essa morte tem muito mais a ver com o espiritual do que com o físico.


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14:6)

Jesus é a vida. Ao nos afastarmos de Deus estamos nos afastando daquEle que tem a vida e caminhando em direção a morte. O pecado é a barreira que nos separa de Deus.

Quando o homem pecou ao em meio a tantas árvores frutíferas comer do único fruto proibido ele quebrou a ligação direta que possuía com Deus e teve que arcar com as consequências.  Foi devido ao pecado que o homem passou a ter que suar para ter o seu sustento, foi o pecado que fez com que o homem fosse tirado do paraíso. Deus em nenhum momento interferiu na escolha do homem, ele fez a sua.

Hoje as coisas não são muito diferentes. Tudo o que acontece no mundo são consequências de nossas próprias escolhas, são consequências do homem ter se afastado de Deus. Quando não estamos ligados a Vida que é Cristo, caminhamos em direção a morte.

Nós fizemos as nossas escolhas e a cada dia continuamos a fazer. O homem constantemente volta-se apenas para ele mesmo e pouco se preocupa com as consequências dos seus atos. Se hoje o clima está maluco e a natureza sofre é porque os homens não souberam cuidar do nosso planeta (em exemplo: o rio Tietê, aqui em Barueri as pessoas pescavam nadavam faziam de tudo, mas não souberam cuidar e hoje o rio esta poluído, não ficou poluído porque Deus é ruim, mas foi consequência de atos humanos). Se as guerras mataram tantas pessoas inocentes é porque o próprio homem decidiu envolvê-las em seus conflitos. Se hoje há tanta corrupção na nossa política é porque nós não sabemos escolher quem nos governa, aceitamos ser pisoteados e que gastem o dinheiro do nosso suado trabalho. Se há tanta fome, tanta miséria, é porque nós não movemos para fazer com que isso acabe. A mídia esconde muita coisa, mas o Brasil tem muitas pessoas que vivem na linha da miséria.

Falta o pensar no próximo. Falta o Amor.


Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
(1 João 4:8)


Jesus veio trazer de volta a ligação perdida com o pecado, as escolhas do próprio homem. Deus enviou seu único filho para morrer em nosso lugar, para que essa maldição fosse quebrada.

Filepenses 2.7 diz sobre Jesus:


Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; (Filipenses 2:7)

Quando Jesus veio ao mundo ele veio como homem e não como Deus. Como homem Ele mostrou que era possível vencer o pecado. Deus não poderia interferir em nossas escolhas, mas enviou alguém que nos mostrasse qual era a escolha certa. E Jesus nos mostra como escolher o certo, buscando ao Pai.

Muitas vezes nós questionamos Deus e perguntamos o motivo dele deixar tanta coisa acontecer. Por que Ele permite tanta fome e tanta miséria? Por que Ele permite que haja tantas desigualdades? Por que Deus não faz nada?

A resposta para essa última pergunta é: Ele já fez.

Jesus veio a terra PESSOALMENTE e se fez homem, com os mesmos desejos, os mesmos anseios e as mesmas tentações, com as mesmas desigualdades. Ele comeu com os pecadores, perdoou as prostitutas, deu vista a cegos, fez paralíticos andarem, deu cura aos leprosos, mandou deixarem que as crianças fosse até Ele, lavou os pés dos seus próprios discípulos, tocou os intocáveis, destituiu-se de qualquer luxo e doou-se para levar aquilo que tanto falta no mundo: o amor.
E o que fizeram com ele? Exatamente por Ele levar esse Amor  Cristo foi ferido, humilhado, cuspiram no seu rosto. Ele foi morto sem merecer e sofreu as consequências dos nosso pecados. 

A pergunta certa não não é "por que Deus não faz nada?", mas porque eu e você não fazemos nada? Jesus mostrou como é que se faz, então por que não estamos fazendo nada?

Porque continuamos a pensar em nós mesmo? Por que não saímos da nossa zona de conforto? Por que só sabemos reclamar que no nosso país não existe justiça mas ninguém se manifesta para que justiça seja feita (Mas a justiça de forma justa e correta) ? Por que estamos matando nossas crianças com nossas atitudes irracionais? Por que preferimos organizar uma torcida por um time de futebol, mas não fazemos o mesmo para buscar os nossos direitos? Por que ficamos preocupados com placas de igreja, perdendo tempo brigado com nossos próprios irmãos quando deveríamos estar levando o amor?  Por que vamos a igreja nos cultos de domingo e achamos que isso é o suficiente como cristão? Por que não temos sido a luz que Jesus disse que nos éramos? Por que estamos preocupados apenas com os assuntos de nossos interesses e temos esquecido de tudo aquilo que Jesus nos ensinou?

A culpa não é de Deus, a culpa é nossa. É muito fácil responsabilizar alguém pelos erros de nossas próprias escolhas. É mais cômodo. A consciência pesa menos quando achamos que não temos responsabilidade nenhuma com o que está acontecendo.

A Bíblia diz que somos o corpo de Cristo. Mas nosso braços e pernas não têm se movido como deveriam.

Precisamos fazer muito mais do que temos feito. Precisamos amar muito mais do que temos amado. Nos doar como Jesus Cristo se doou.

Em vez de colocar a culpa em Deus pelas coisas horríveis que acontecem pelo mundo, que nossas mãos possam ser as ferramentas que Deus use para mudá-lo.

Fiquem com Deus!





Converse com a Mandy:
Facebook: Amanda De Jesus
Ask: MandyPapoDePrincesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também...